A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Foto: Floriano Lima
UEAP aprova projeto para estruturação do Laboratório Multiusuário em Biotecnologia da Amazônia (LABTAM) pelo FINEP

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) divulgou nesta sexta-feira, 17 de março, a aprovação da proposta da UEAP para estruturação do Laboratório Multiusuário em Biotecnologia da Amazônia (LABTAM), no valor R$ 718.344,50, submetida à Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-Infra - PROINFRA - 02/2014. Compuseram a proposta institucional os professores doutores Lina Bufalino (coordenadora geral do projeto), Breno Marques da Silva e Silva, Tiago Marcolino de Souza e Francisco Tarcísio Alves Júnior, que serão responsáveis pela condução do projeto.

A proposta inicial no valor de R$ 1.500.000,00 previa a aquisição de um microscópio eletrônico de varredura, uma câmara climática, um analisador térmico e um espectrofotômetro de infravermelho. Com o corte no orçamento, os pesquisadores membros da proposta devem se reunir ainda essa semana para decidir quais equipamentos serão excluídos do projeto e quais serão mantidos. Os pesquisadores também solicitarão uma reunião com a gestão para discutir o local de instalação desses equipamentos.

Juntamente com o equipamento de difração de raios-X que a UEAP já possui, a universidade avança para ter o primeiro laboratório de instrumentação com equipamentos de tecnologia de ponta para pesquisas em biotecnologia do Amapá. Com um laboratório desse porte a universidade será mais competitiva para participar de cursos de mestrado e doutorado e avança um importante passo na possibilidade de aprovar seus próprios cursos stricto sensu.

Para aumentar a possibilidade de aprovação, a proposta enfatizou a participação dos professores da UEAP como orientadores no Programa de doutorado da Rede Bionorte. Além das pesquisas do doutorado Bionorte, o laboratório poderá dar suporte às dissertações dos programas de mestrado em Ciências Ambientais e Ciências Farmacêuticas da UNIFAP orientadas por professores da UEAP. Apesar da priorização do laboratório para o desenvolvimento de teses e dissertações, os equipamentos também auxiliarão no desenvolvimento de trabalhos de iniciação
científica e de conclusão de curso.

Sendo de caráter multiusuário, o projeto prevê também o auxílio às demais instituições de pesquisa do Amapá como o IEPA, a UNIFAP e o IFAP. O foco científico do projeto é no uso múltiplo de palmeiras da Amazônia para geração de tecnologias como a produção de mudas, bioenergia e biomateriais de fibras e nanofibras vegetais, que são linhas de pesquisas desenvolvidas pelos professores membros da proposta.

Os professores Marcela Nunes Videira, Carla Priscila Távora Cabral, Darlan Coutinho dos Santos, Reginaldo de Jesus Costa Farias, Felipe Fernando Costa Tavares, Willias da Luz Rodrigues, Jardel Pinto Barbosa, Gabriel Araújo da Silva, Perseu da Silva Aparício, Marcelo Silva Andrade e Welliam Chaves Monteiro da Silva também participaram da portaria da UEAP para as discussões iniciais e cotações de equipamentos para submissão do projeto ao FINEP.

Publicado em: Quarta-feira, 22 de Março de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Macapá - AP
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br