Foto: Floriano Lima
Transparência: Gestão da Ueap reúne com representantes de turma em plataforma on-line.
A transparência é uma prioridade.

Gestão da Ueap reúne com representantes de turma em plataforma on-line.

No dia 19/05/2020, a gestão da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) reuniu-se com acadêmicos representantes de turma da UEAP. A reunião contou com a participação da Reitora da UEAP, Professora Kátia Paulino, da Vice-Reitora, Professora Marcela Videira, dos Pró-Reitor de  Graduação, Professor Marcelo Andrade, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Gabriel Araújo, da Pró-Reitora de Extensão, Professora Kelly Gomes de a Chefe de Divisão de Apoio ao Ensino, Professora Danielle Dias.

A reunião ocorreu por plataforma on line e teve como objetivo apresentar informações atualizadas sobre a gestão da Universidade, de forma mais próxima aos alunos, considerando o inevitável distanciamento provocado pelo isolamento social. Socializou-se informações sobre os seguintes pontos:

1 - Sistema acadêmico da UEAP

2 - Repasses financeiros à Universidade

3 - Auxílio emergencial para os alunos

4 - Prévia da consulta das condições de acesso à internet

5 - Ações de extensão no período da pandemia

6 - Informes sobre a Iniciação Científica

A reunião iniciou-se com a pauta que se refere ao sistema acadêmico, onde a reitora, professora Kátia Paulino, informou que desde o ano passado medidas vêm sendo tomadas de forma a tentar solucionar o problema. Dessa forma, a DRCA (Divisão de Registros Acadêmicos), juntamente com a DINFO (Divisão de Informática) vêm trabalhando para desenvolver um sistema em caráter emergencial. Informou ainda que o sistema em tela funcionará de forma provisória, como um paliativo, uma vez que já se encontra empenhado a pronto para ser licitada emenda parlamentar destinada à aquisição de novo sistema acadêmicos, de forma a tender de forma mais completa e articulada as demandas da Universidade.

Com relação à pauta referente aos repasses da UEAP, A Reitora informou que o orçamento anual da Universidade  é cerca de 19 milhões de reais, mas que em função da queda da arrecadação do Estado, os repasses caíram significativamente. Informou ainda que houve contato na semana anterior com o Secretário da Fazenda do Estado, onde fora acertado o repasse mensal de 450 mil reais à Universidade, enquanto perdurar a queda na arrecadação, valor em que serão garantidos os pagamentos dos terceirizados, energia elétrica, água, aluguel de prédios, os editais do PIBT (Programa Institucional de Bolsa Trabalho), Auxílio Emergencial, PROBICT (Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica), PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), entre outros.

Informou que em reunião realizada no final de janeiro do corrente ano com o Governador do Estado do Amapá alinhou-se que a Universidade receberia o valor de 850 mil reais mensais, visando arcar com as despesas básicas para a sua manutenção, valor esse que foi repassado nos meses de janeiro e fevereiro e que possibilitou realizar os pagamentos que estavam em atraso. Todavia, com o início da pandemia, em meados de março, a arrecadação do Estado diminuiu, somando-se ainda à necessidade de repasse de maiores recursos à saúde, o que diminuiu significativamente o repasse da UEAP.

Falou-se ainda sobre o Edital nº 012/2020, de auxílio emergencial, lançado no dia 16/05, para os estudantes dos Campi Macapá e Território dos Lagos, para o que a Reitora e a Pró-Reitora de Extensão esclareceram o motivo pelo qual o edital destina-se apenas aos estudantes contemplados com o PROACE de Edital nº 007/2019, do Campus Avançado Território dos Lagos, e de Edital nº 012/2019, do Campus Macapá. Informaram que em função dos alunos contemplados com o PROACE em 2019 já haviam passado pelas análises documentais e pela entrevista com o/a assistente social, dessa forma já haviam os dados relacionados a vulnerabilidade social desses acadêmicos. No total, 250 acadêmicos serão contemplados, sendo: 210 do Campus Macapá, 30 do Campus Avançado Território dos Lagos, e 10 acadêmicos que não foram contemplados com os editais. Quantos aos 240 acadêmicos do PROACE/2019, esses só precisam preencher o formulário online e automaticamente serão contemplados, já a cota de 10 acadêmicos será preenchida por aqueles que fizerem a solicitação via e-mail, a mesma também poderá ser feita pelos que ingressaram esse ano.

Tratou-se em seguida da pesquisa que buscou analisar as condições de acesso à internet de discentes e docentes. O Pró-reitor de Graduação apresentou os resultados da análise parcial da pesquisa. Segundo informações da DRCA (Divisão de Registro e Controle Acadêmico), a UEAP possui um total de 2.263 acadêmicos, e conforme informado em reunião, apenas 631 responderam às perguntas da consulta, o que representa cerca de 27,9% dos discentes. Entre os docentes que responderam ao questionário, o percentual está em 58,5%.

Sobre as ações da Universidade durante a Pandemia, a Reitora e os Pró-reitores falaram sobre o UEAPDigital, coordenado pelo professor Izaias Loureiro, e falaram sobre os próximos projetos, UEAP TV e UEAP On Line, além de informar que os colegiados estão recebendo orientações para que os professores possam desenvolver projetos de extensão.

Em seguida, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação informou que, por conta da Pandemia, a PROPESP adotará medidas mais compreensivas para a entrega do relatório final das bolsas de iniciação científica que estão em vigor. Esclareceu que apesar de o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ter divulgado que as bolsas poderiam ser prorrogadas por mais 60 dias, essa decisão afetaria novas bolsas, pois para cada bolsa prorrogada haveria uma bolsa nova a menos por dois meses.

A ideia central da reunião foi atribuir transparência às ações da gestão da Universidade no período da Pandemia, objetivo plenamente atingido, considerando que no decorrer da reunião os acadêmicos puderam realizar seus questionamentos, os quais foram devidamente respondidos pelos gestores presentes.

 

 

 

Publicado em: Terça-feira, 26 de Maio de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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