Foto: Floriano Lima
UEAP entrega 800 litros de álcool em gel para comunidades indígenas do norte do Amapá.
O álcool beneficiará 300 famílias de 57 aldeias indígenas da região do Oiapoque no Estado do Amapá.

UEAP entrega 800 litros de álcool em gel para comunidades indígenas do norte do Amapá.

A entrega aconteceu ontem, dia 03 de agosto, no pátio do Campus I da Universidade do Estado do Amapá.

Na ocasião, estiveram presentes a Prof.ª Dra. Kátia Paulino, reitora da Universidade, a Prof.ª Ma. Iranir Andrade, Prof. Dr. Gabriel Araújo e representantes das Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp).

A cerimônia de entrega de 800 litros de álcool em gel, aos representantes da Apoianp, foi realizada dentro dos protocolos de segurança de prevenção à pandemia da COVID – 19.

O álcool será distribuído para 300 famílias de 57 aldeias indígenas da região do Oiapoque no Estado do Amapá para prevenir e combater o coronavírus.

É muita satisfação para nós em receber doações como esta da UEAP. Estamos esperançosos para chegar nas aldeias e poder ajudar centenas de indígenas nesse período de contaminação do coronavírus.”, afirma Simone Karipuma, coordenadora da Apoianp.

A equipe é formada por 12 pessoas, entre professores doutores e técnicos da UEAP, estão envolvidas na produção de cerca de 600 litros por semana no Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica da Universidade. São utilizadas 3 fórmulas para fabricação do produto, uma delas foi desenvolvida por pesquisadores da UEAP.

A maior dificuldade em produzir álcool em gel, nesse período de pandemia, é a falta de material no mercado, como por exemplo, o carbopol, espessante que torna o álcool líquido em gel. Então, a gente buscou desenvolver outros espessantes, como ésteres de celulose e outras formulações emergenciais da Organização Mundial de Saúde.”, diz o Prof. Dr. Gabriel Araújo, coordenador do projeto.

 

 A Universidade do Estado do Amapá está fabricando álcool em gel desde março deste ano. Foram fabricados 4.800 mil litros de álcool em gel, distribuídos para unidades de saúde, forças de segurança e comunidades ribeirinhas do Amapá. O objetivo é fabricar 10 mil litros.

O projeto é em parceria entre o Governo do Amapá, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC), Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP) e a Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Desde o início da pandemia, a UEAP e outros órgãos do estado assumiram esse engajamento na produção de álcool em gel, o comitê científico do estado faz a deliberação de quais os órgãos prioritários para receberem o álcool em gel e ao longo de 4 meses, as áreas mais beneficiadas foram da saúde, e agora, aldeias indígenas, devido à necessidade, e teremos mais oportunidades de beneficiar mais pessoas ao longo do projeto.”, afirma a Prof.ª Dra. Kátia Paulino, reitora da Universidade.

 

A Apoianp e FUNAI ainda definirão o dia que será entregue o álcool nas aldeias indígenas.

 

 

 

 

 

Publicado em: Terça-feira, 04 de Agosto de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2020. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br