Foto: Floriano Lima
Prêmio de melhor artigo científico vai para a Ueap!
Adriana Gabriela Silva, concluinte do curso de Letras (Inglês), e seu orientador, Romário Sanches, ganharam prêmio de Melhor Artigo Científico em congresso internacional.

A Ueap venceu a premiação de Melhor Artigo Científico, na linha da pesquisa Estudos da Linguagem e Sociedade, apresentado no I Congresso Internacional de Estudos Multidisciplinares na Amazônia - CIEMA. O evento ocorreu entre os dias 10 a 12 de agosto de 2020, organizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, e a premiação foi concedida à estudante Adriana Gabriela Reis Silva, aluna do curso de Letras-Inglês, e a seu orientador, Romário Sanches, professor do colegiado de Letras da UEAP.

O trabalho apresentado no evento é fruto do Projeto de Pesquisa intitulado Análise Geossociolinguística dos dados do Atlas Linguístico do Amapá.

 

Romário Sanches é amapaense, doutor em Linguística pela UFPA e atua na área de pesquisa da Dialetologia, Sociolinguística e Contato Linguístico com foco em Variação linguística no Amapá. Na Ueap, ministra disciplinas na área da Linguística e lecionou a Adriana Silva matérias desse campo, como: Fonética, Semântica e Estudos Linguísticos e Culturais.

“A pesquisa foi iniciada a partir de mapas fonéticos publicados no Atlas Linguístico do Amapá - ALAP (2017) e que não foram analisadas à luz de teorias linguísticas. Assim, propus um projeto de pesquisa para analisar esses mapas. A Adriana faz parte da equipe composta por 8 estudantes de Letras. Ela se propôs a investigar o mapeamento feito no ALAP sobre a formação de gerúndio no português amapaense”, explicou o professor, que é um dos autores do Atlas Linguístico, publicado em 2017 pelo próprio professor Romário Sanches em parceria com os pesquisadores Abdelhak Rhasky (UFPA) e Celeste Maria Ribeiro (Unifap).

De acordo com o docente, estudos descritivos sobre o português falado no Amapá é ainda pouco explorado pela academia. “Pouco se sabe, em termos científicos, sobre o falar do amapaense”, diz o professor. Assim, com a publicação dos dados a comunidade poderá conhecer um pouco sobre a realidade linguística do Amapá.

Publicado em: Terça-feira, 15 de Setembro de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2020. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br